06 junho 2016

Afaste-se de Pessoas Que te Puxam Para Trás

Desde pequena, minha mãe sempre me dizia: "Ande com pessoas que te colocam pra frente, e nunca com as que te puxam pra trás". Eu era muito imatura, ainda não entendia muito da vida, mas, no fundo, eu sempre soube que um dia essa frase faria muito sentido.

O mundo está cheio de pessoas tóxicas. Provavelmente você conhece muitas delas. Elas estão infelizmente entre nossos familiares, na escola, na vida profissional ou pode até mesmo ser alguém que você tenha uma relação amorosa. Conviver e se deixar levar por elas pode ser muito contagioso para sua evolução pessoal. Se você se deixar dominar pelo pensamento de pessoas pessimistas é provável que acumule mais fracassos do que sucessos em sua vida.

Como identificar uma pessoa tóxica entre quem você convive?
Pessoas que são egocêntricas, manipuladoras, interesseiras, arrogantes, rancorosas, amarguradas, mal amadas, invejosas ou fracassadas, que não conseguem ver o sucesso ou a felicidade alheia. Enfim, pessoas sombrias que minam os relacionamentos e amizades com intrigas, críticas excessivas, falta de consideração e respeito pelo outro e abusos verbais ou até mesmo físicos. Uma pessoa tóxica é aquela que tende a ser altamente negativa. Elas falam de como você não pode fazer isso ou aquilo, de como a vida é injusta. Sabem dar conselhos como ninguém, tem um discurso belíssimo para o mundo lá fora, mas que, nos bastidores, na vida íntima, são pessoas frustradas.

Mas se somos nós que escolhemos as pessoas com quem queremos estar, porque deixamos que esse tipo de gente entre em nossa vida?
Infelizmente muitas pessoas, assim como eu já tive, tem muita dificuldade em dizer ”não!”, ”já chega!”, ”basta!”, e não reagimos porque não gostamos de forma alguma de se envolver ou gerar conflitos.

AFASTE-SE!

Não deixe que as pessoas tóxicas consumam a sua energia e não se sinta mal por isso, afinal, antes de gostar dos outros, é muito mais importante que goste de você mesmo. Faça novos amigos cerque-se de pessoas motivadas, empolgadas, sorridentes e sonhadoras. 

E o que faço com as pessoas tóxicas?
Tente influenciá-las com o bem e não seja influenciado por elas, ou deixe que sigam sua vida, o mais distante possível, mesmo que pensem mal ao teu respeito, pois só você sabe o melhor caminho que deve trilhar.
 Imagem: Projeto Prosa de Cora - Malena Flores
imagem: @prosadecora