21 junho 2016

Filmes Incríveis para Assistir e se Emocionar


BEGIN AGAIN ou CAN A SONG SAVE YOUR LIFE? 
Título em Português: Mesmo Se Nada Der Certo
Assista o Trailer

Confesso que o meu primeiro interesse em assistir o filme era poder ver a atuação de Adam Levine, um dos meus cantores favoritos,  mas tive a bela surpresa do filme ser encantador - até chorei e me identifiquei com algumas partes em relação ao que Gretta (Keira Knightley) passa - e ao contrário dos grandes filmes de romance de Hollywood, a ideia de BEGIN AGAIN é mostrar que nem sempre a mocinha tem que ficar com o mocinho e que há outras formas de superar uma desilusão amorosa e outros fracassos que acontecem na vida sem aquele drama melancólico clichê.

Uma prova da sensibilidade e originalidade do filme é a bela cena inicial, contada de três formas diferentes: a primeira vez, pelos olhos externos do público, ainda meio sem fazer sentido, depois, pelo ponto de vista de Dan (Mark Ruffalo) um produtor musical confuso, desiludido, falido e à procura de um novo talento, e por fim, pelos olhos de Gretta (Keira Knightley) uma mulher pé no chão, generosa e que não liga para os padrões e fama, que recentemente terminou seu relacionamento com Dave Kohl (Adam Levine).

O filme conta toda a aventura que Dan e Gretta passam para poder gravar um disco em meio a cidade de New York, e mesmo com alguns obstáculos financeiros, emocionais e familiares eles dão um jeito de tudo dar certo. Até mesmo o tão esperado final feliz, fórmula dos filmes água com açúcar, ganhou um sentido muito mais singelo e bonito pelo incrível roteiro de John Carney. 

IT'S KIND OF A FUNNY STORY 
Título em Português: Se Enlouquecer Não Se Apaixone

O filme conta a história de Craig (Keir Gilchrist), um adolescente depressivo de 16 anos que está lidando com as decisões do seu futuro no fim do ensino médio, somado com a pressão dos pais e as vontades próprias, além disso tendo em vista que a garota em que está apaixonado é a namorada de seu melhor amigo. IT'S KIND OF A FUNNY STORY é retratado pela visão de um adolescente, mas isso não perde o mérito do filme fazer muito adulto refletir sobre sua vida, como eu fiz.

Na esperança de obter um socorro imediato após ter tentado suicídio algumas vezes, Craig toma a decisão de se internar em um hospital psiquiátrico, mas sem saber da reforma do hospital na ala para adolescentes ele acaba indo para a ala adulta, aos poucos vai fazendo alguns amigos como Bobby (Zach Galifianakis), e ainda se aproxima de Noelli (Emma Roberts) que também é uma paciente adolescente.

O filme nos leva a algumas pequenas reflexões, além de tratar da difícil transição da vida infantil para a adulta. A depressão tem por diversas vezes seus sintomas ignorados ou confundidos, principalmente quando se trata de adolescentes, por isto nunca é demais explorar este tema. Apesar de um fundo bem triste, tem passagens hilárias e nos mostra que, diante de qualquer situação que a vida nos coloque, é possível tirar ensinamentos e energia para mudar a si mesmo.

MISS YOU ALREADY 
Título em Português: Já Estou com Saudades
Assista ao Trailer

Jess (Drew Barrymor) e Milly (Toni Collettee) se conhecem na época da escola ainda meninas, viram melhores amigas se unem e passam a ser cúmplices em tudo na vida. E por mais diferentes que sejam nunca se separam, talvez seja por isso que tudo dê certo e dá equilíbrio na amizade.

Milly descobre ter câncer de mama no mesmo período em que Jess consegue engravidar após diversas tentativas, mas adia os planos de contar a notícia para cuidar da amiga, e é nesse clima de tristeza e felicidade que a história percorre. O câncer de mama não é um pequeno detalhe da história, é quase um dos protagonistas. MISS YOU ALREADY relata todos os lados da doença e como ela afeta a mulher em todas os sentidos. Influencia na sua autoestima,  seu desempenho como mãe, seu papel como mulher e no trabalho. As tiradas de ironia e humor negro fazem parte da narrativa, trazendo ótimos momentos de escape.

O filme trata a doença de forma leve, mas com seriedade. No entanto, são as relações pessoais que constroem o filme. Sim, você vai chorar! E vai dar risada também, e acima de tudo, torcer por estas duas amigas.

Peguem a pipoca e as guloseimas, e bom filme! Ah, caso já tenha assisto algum deles, me conte aqui nos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário