22 setembro 2016

O Desânimo Que a Blogosfera Tem Me Dado

Quem me acompanha aqui no blog já percebeu que eu estou bem afastada, os posts demoram para sair, mas isso não é proposital, existem uma série de coisas que vejo acontecendo com frequência e fizeram com que eu desanimasse - e muito - de postar e seguir com o blog. 

Todo o conteúdo produzido aqui é sobre coisas que eu realmente gosto ou que possam ajudar as pessoas que acessam ele, seja na categoria de freebies, textos, filmes, seriados ou até mesmo dando meus singelos conselhos. 

Ando profundamente incomodada com tudo o que vejo acontecendo. Os conteúdos estão ficando cada vez mais iguais. A internet proporcionou demais oportunidade para uma minoria - graças a criatividade de cada um - e o restante das pessoas começam a observar que aquilo estava relativamente dando certo para uns e ao invés de criarem um conteúdo novo, essas pessoas preferiram a opção de sair copiando aquilo em que se “inspiram” para tentar obter o mesmo sucesso, e não é bem assim, meus prezados colegas! 

Ando a procura de blogs menos vendidos e com mais personalidade, que falem mais do cotidiano e menos de marcas, que mostrem o quanto todos somos reais, sem aquela vida de gente na embalagem de margarina.  

Centenas de blogs fazendo o mesmo DIY, a resenha do mesmo livro, do mesmo BB Cream e do mesmo batom. Eu sei o quanto é árduo criar conteúdo novo, mas é necessário. Ok, você pode falar sobre maquiagem - na verdade, você pode falar do que quiser - mas por exemplo, ao invés de falar daquele batom que já existem outras 800 resenhas iguais você pode falar de um produto X que você gostou, mas não que não é muito conhecido. 

AGORA FOCO NO QUE VOU DIZER A SEGUIR...

Tem coisa mais chata do que alguém se achar superior? Não, não tem! E ainda há quem diga: “Sou melhor porque sou da blogosfera old school”. Eu realmente cansei de ver blogueiras se colocando no topo do Monte Everest por ter criado seu blog há mais 6, 7, 8, 9...10 anos, achando que sua opinião e conteúdo são melhores do que de quem entrou no ramo há menos de um ano. Não interessa se você bloga desde o tempo da internet discada, o que vale é o que você faz hoje e se a sua experiência é realmente um diferencial para quem acessa seu blog.

Se você não postar toda semana look do dia, ostentar o que você tem ou não mostrar o quanto você é riquíssima e que sua vida é excelente, seu blog não vai fazer sucesso. Quer contar uma situação triste que aconteceu no seu dia ou postar aquele texto que você escreveu em uma noite de insônia? Você não pode! 

Blog de sucesso tem que seguir a fórmula das blogueiras que fazem sucesso. Seu feed do Instagram precisa seguir um padrão, seu layout tem que ser idêntico ao das blogueiras gringas, se não, ninguém vai gostar de visitar sua página, se você não mostrar cada detalhe da sua necessaire e os apps que estão no seu celular as suas visualizações vão cair. Gente, para! Tá tudo errado. 

Você pensa em um post legal, desenvolve, monta-o, e então posta e pensa: "Poxa, que sensação boa, acho que alguém vai gostar ou eu vou poder ajudar alguém com isso." Bom, na verdade não é bem assim, as pessoas gostam mesmo é de deixar o link delas nos comentários e claramente sequer ler o que você escreveu. 

A recíproca precisa ser verdadeira, as pessoas estão mendingando likes cada vez mais em fan page, feed de Instagram, em grupos e curtindo apenas com retribuições. Não é errado se divulgar, eu também divulgo o Danielices, mas só se eu realmente for deixar algum comentário relevante no blog de alguém, daí vou e deixou meu link, mas caso contrário, deixar o link por deixar é algo tão chato. Eu particularmente visito todos os links que deixam aqui, mas são os das pessoas que realmente deixaram sua opinião ou falaram algo de coração que eu vou dar a devida relevância. 

Não publique por publicar, não queira essa fama avassaladora e repentina, fique por aqui para acrescentar. 

Um beijo e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário