04 outubro 2016

Você Não Precisa Odiar Seu Ex


Nem todas as separações amorosas são iguais. Algumas relações e a forma como acabam nos permite ser amigo(a) de um ex companheiro(a) ou não.

Devemos entender que uma relação é composta por duas pessoas e que ambos cometem erros. Culpar apenas o outro significa fugir das próprias responsabilidades e atitudes, dando poder demais à outra pessoa em nossa vida. Ironicamente, nós estamos mais propensos a ter sentimentos de ódio com as pessoas que amamos, pois quando amamos alguém, acabamos criamos expectativas demais e quando ela não atinge essas expectativas, acabamos ficando para baixo, irritados e na defensiva.

Isso pode ser mais fácil de dizer do que fazer, mas parar com os sentimentos negativos de odiar o ex e desenvolver empatia com ele vai ajudar a aliviar sua raiva, mesmo que isso possa parecer impossível. Sim, o seu ex pode ter feito alguns erros durante todo o curso da relação, mas se tentar se colocar no lugar do outro você pode a começar a ter uma compreensão mais clara da situação.

O primeiro passo para seguir em frente é aceitar o que aconteceu. Deixar para trás seu ex significa aceitar que não funcionavam juntos, sem desculpas e sem arrependimentos. Se as possibilidades de reconciliação se esgotaram e este é, definitivamente, o fim do relacionamento de vocês, o jeito é esquecer, não é verdade?

Concentre-se no seu crescimento: enquanto se pensa no ex, se esquece de si. É sua responsabilidade cuidar da sua vida, da sua beleza, da sua carreira e, principalmente, da sua felicidade. Ao invés de ficar chorando, use a energia para cuidar mais de você. Lembre-se de não espalhar seu ódio por sua própria saúde e a das pessoas que o rodeiam. Uma relação normalmente deixa amigos em comum e em alguns casos os filhos. 

Eu tive 2 namorados ao longo destes meus 23 anos, e cada um representa partes diferentes da minha vida. Os dois puderam me proporcionar evolução sentimental e maturidade em uma relação, e eu aprendi que detestar uma pessoa da qual vivi momentos intensos e felizes é muito desgastante. Comecei a filtrar meus sentimos, procurei me relacionar com outras pessoas, vivi outras histórias e deixei de remoer o passado, pois nenhum sentimento negativo faria com que as coisas mudassem.

Talvez seu ex seja o culpado por muitas coisas, mas não permita que isso faça você perder o equilíbrio emocional. Por mais que todo mundo queira evitar completamente que um ex quebre o seu coração, toda a raiva que  pode acumular depois de um término, pode causar mais dor em você do que o término em si.

Você não precisa odiar seu ex, apenas deixe que a vida tome seu fluxo natural, forçar a barra por um passado impede que avancemos no caminho de superar a má experiência e começar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário